Gêneros da Internet na era da nuvem

O “conceito avançado” da Internet do Vale do Silício está perdendo sua posição de liderança.

Reid Hoffman, co-fundador do Paypal e LinkedIn , e autor do livro best-seller “Alliance”, publicou um novo livro “Blitz Expansion” no ano passado, que falava sobre o grande valor da rápida expansão do mercado para startups, que pertence ao Vale do Silício. Metodologia da Internet, este livro também foi listado na China recentemente.

“Blitzkrieg” e growth hacking são semelhantes de maneiras diferentes, uma propondo teorias estratégicas, a outra completando metas de crescimento. Muitas empresas de Internet domésticas há muito aprenderam esses dois métodos em seus ossos. A essência disso é tornar a empresa uma ferramenta financeira e usar uma grande quantidade de capital para construir um modelo como o O2O e compartilhar na “saída” da época. Dá mais atenção à escala do que à eficiência. Com as várias falhas atuais do produto, o aproveitamento do mercado é a primeira prioridade estratégica, e é altamente dependente do modelo operacional de financiamento para continuar a vida.

Assim como os growth hackers, há muitos fãs de empresas rápidas. Esses caçadores empreendedores, contanto que encontrem um mercado com efeito take-all, independentemente de o valor central ser cientificamente verificado, eles escolherão ocupar o topo da montanha primeiro, como compra em grupo e bicicletas compartilhadas. Compre ingressos de admissão e, em seguida, decida a tendência futura de acordo com a situação. Nem todos conseguem arrecadar grandes somas de dinheiro. Rostos desconhecidos definitivamente não são bons. Existem gangues do Paypal no Vale do Silício e várias facções na China.

A expansão do mercado é a primeira prioridade da estratégia corporativa. Casos de sucesso no exterior incluem Paypal, Groupon , Uber , Snap, etc. Os domésticos Didi, OFO , Qu Toutiao e Luckin Coffee são típicos. Para consolidar a teoria do livro, Hoffman usou de forma inadequada as cinco principais capitalizações de mercado globais Microsoft, Apple, Amazon, Google e Facebook como exemplos. A primeira prioridade dessas empresas não era o mercado, mas a unidade de produto e serviço. O resultado natural da “blitzkrieg” não tem nada a ver com isso.

O Google levantou apenas 36 milhões antes do IPO ; o FaceBook quebrou ainda mais cedo, e o financiamento antes do IPO era mais para proteger os riscos de avaliação; Bezos atribuía importância ao fluxo de caixa e a Amazon aumentava principalmente o financiamento de dívidas. Antes do IPO , o financiamento de capital era de apenas 108 milhões. Bezos Após o divórcio e divisão da propriedade, o patrimônio remanescente pode manter a posição do homem mais rico do mundo; 44 anos de idade, a Microsoft tem um layout profundo da ecologia de nuvem, levando a tendência “lenta” da Internet mundial.

A última coisa que pode ficar na “blitzkrieg” são os unicórnios e os modelos de negócios, que podem ser procurados por incontáveis mídias e fãs sob os holofotes; aqueles que levam dinheiro iniciarão seu próximo negócio ou ingressarão no campo de investimentos e continuarão a apoiá-los. O mesmo modelo de monetização da cópia.

A situação do mercado em rápida expansão está mudando rapidamente. As empresas entram e saem do mercado mais rapidamente. Um mercado all-you-can-eat é destinado desde o início que a maioria dos projetos no mercado são corredores de acompanhantes, O2O, compras em grupo, economia compartilhada e outros “cemitérios” Vividamente, a “blitzkrieg” não só não tem significado e valor social, mas também incentiva e cria várias mentalidades especulativas.

O que é ainda mais triste é que esses empreendedores marginais e operadores meio informados estão profundamente enganados por fenômenos superficiais, e eles não hesitam em aprender “pensamento de fissão de capital” de instituições fraudulentas a preços altos. Para “ter sucesso rápido”, eles até queimam dinheiro de seus próprios bolsos. Mode “, sem saber que já trilhou um caminho sem volta.

“Blitzkrieg” é um jogo.

Somente inspirando ostensivamente a humanidade a curva de crescimento dos negócios pode atingir a chamada velocidade da luz. Subsídios loucos de dezenas a dezenas de bilhões são operações de rotina. As incontáveis empresas sob a tuyere queimaram desesperadamente incontáveis dinheiro e finalmente ganharam apenas um ou dois prêmios. , Que normalmente é uma probabilidade de loteria.

Em busca de um mercado com efeitos de rede, por meio de um determinado modelo “inovador”, buscaremos o monopólio ou duopólio, faremos do mercado uma máquina de queimar dinheiro, obedeceremos aos desejos dos pais do capital de se retirar e definiremos metas corporativas a serem adquiridas / fundidas ou listadas. Este processo já foi realizado inúmeras vezes. As empresas movidas pelo capital não importam se são lucrativas ou não. Elas não têm capacidades hematopoiéticas saudáveis. Também podem aceitar perdas por muitos anos. A listagem ou a falência é o único resultado dessas empresas.

O capital é o operador da caixa preta por trás desse jogo de azar. Os empreendedores que correm para a frente, para expandir rapidamente, não hesitam em diluir seriamente seu patrimônio, a equipe está inchada, o processo é caótico e a única coisa é ser rápido, mesmo que ganhe a guerra dos subsídios. Isso deixará sequelas, o que provavelmente causará uma crise ainda maior no futuro.

A grande tentação da natureza humana, os usuários que originalmente não precisavam dele, tornaram-se “usuários ativos” do produto, e os grandes nomes do café “Desenvolver hábitos do usuário”. Mais cedo ou mais tarde, a tentação vai parar. Se você não precisar, não vai conseguir se acostumar. Os usuários vão embora quando o subsídio acabar. Se precisar, você pode aproveitar o subsídio no estágio inicial. Os usuários apoiarão fortemente o produto. Assim que o subsídio parar , Vai formar uma lacuna psicológica.

A lacuna do usuário é o megafone da opinião pública social corporativa. A maioria das grandes empresas com imagem pública ruim já foram empresas rápidas. No estágio inicial, elas não hesitavam em agradar os usuários, então perceberam todos os tipos de violência contra os usuários e, finalmente, mantiveram sua reputação a todo custo e entraram neste círculo vicioso. Para as empresas, um pouco de atualização pode se tornar um incidente de crise de relações públicas.O funcionamento diário da empresa é como andar no gelo fino, e as consequências do sucesso da “blitzkrieg” são as seguintes.

Didi já havia travado a famosa “guerra do envelope vermelho” apoiada por um capital gigante. Depois disso, para obter receita, foi conhecida pela primeira vez por rumores de big data, que formaram um grande número de usuários contra a opinião pública, forçando o fundador a se levantar e esclarecer; e então por causa do produto. O processo é caótico e os incidentes relacionados à segurança continuam. Depois de muitas retificações, desculpas e compensações, o negócio de automóveis Shunfeng ainda está suspenso.

Na batalha de 5000 regimentos, a família Meituan foi finalmente abandonada. O negócio de Meituan atualmente tem pouco a ver com “compra em grupo”. O que costumava ser uma tendência agora parece uma proposição falsa. Groupon , o criador do modelo de compra em grupo , tem um valor de mercado de apenas um décimo de seu valor original.

A O2O, que floresceu por um tempo, oferece serviços de porta em porta de baixo custo para limpeza, indústria de beleza, lavanderia, lavagem de carros e aulas particulares e, até agora, restam muito poucos; na deslumbrante economia de compartilhamento, bicicletas, guarda-chuvas, carros e cadeiras de massagem podem ser compartilhados com o Airbnb . Também é diferente.Esses modelos são essencialmente leasing e agora a maioria deles praticamente saiu do olhar do público.

Se você adivinhou corretamente, o novo “cemitério” de varejo também começou a se acumular.

Uma empresa lenta não é uma empresa de crescimento lento, mas não é como uma ferramenta financeira.

As empresas rápidas acabarão por desacelerar. Se uma empresa já cultiva um determinado campo há muito tempo, com certeza experimentará todo o desenvolvimento rápido e lento nesse campo, e a capacidade de um único mercado é limitada. Em particular, os produtos da Internet partem de categorias de nicho no início, mesmo que se desenvolvam Lentamente, não demorará muito para chegar ao SAM (Achievable Market Scale), portanto, expandir novos mercados é o único caminho para quase todas as empresas.

No início, uma empresa rápida que busca um crescimento relâmpago, a empresa se desenvolve a médio prazo, a equipe provavelmente se tornará uma equipe de combate a incêndios, ocupada preenchendo as lacunas do processo deixadas no estágio inicial, quando o tamanho do mercado for limitado, ela estará cansada da pressão para realizá-la e será difícil se preocupar com a expansão do novo mercado. Mesmo se um novo produto for implantado, ainda será o velho truque para economizar dinheiro e não terá uma base saudável para um crescimento contínuo.

Não atender ao capital e dedicar mais energia para pensar sobre os produtos e serviços para o crescimento saudável da empresa e as soluções ideais é a essência do gênero slow company. As empresas lentas não são pela lentidão, mas para obter a lógica subjacente do crescimento contínuo da empresa.A maioria dos vencedores que podem ir até o fim não são os primeiros candidatos.

O Alibaba já foi ponto de venda de e-commerce por várias rodadas; a Tencent já tinha muitos produtos sociais; o Meituan é o primeiro produto de compra em grupo que pode atingir o ponto de equilíbrio e a lógica de negócios aprimorada na batalha de compra em grupo agora é infinitamente útil. O deficitário Didi tem uma diferença essencial: a Xiaomi começou a construir sua reputação com os primeiros 100 internautas do MIUI .

Por muito tempo, o modelo “blitzkrieg” dos unicórnios do Vale do Silício foi o líder global da Internet. Seattle e Vale do Silício competiram entre si por um longo tempo e sua influência sempre foi secundária. Ao contrário das empresas do Vale do Silício, o estilo dos gigantes de Seattle representados pela Amazon e Microsoft sempre defendeu o gênero mais lento com uma lógica subjacente mais clara, como “efeito volante” e “organização de aprendizagem”, e também foi o berço da primeira estratégia de nuvem.

No final do ano passado, o valor de mercado da Microsoft ultrapassou um trilhão de dólares americanos pela primeira vez e, neste ano, ultrapassou até a Apple e a Amazon. No cenário da Internet de hoje, o modelo rápido das empresas do Vale do Silício começou a recuar e o gênero mais lento com uma lógica de crescimento mais benigna está em ascensão. O mesmo é verdade para as empresas domésticas da Internet. A maioria delas arrecada dólares americanos e, finalmente, vai aos Estados Unidos para abrir o capital. Portanto, a tendência de desenvolvimento segue de perto os Estados Unidos. As empresas começaram a ganhar mais atenção, a Internet industrial tornou-se uma tendência e a educação online e o To B foram favorecidos pelo capital este ano.

As empresas lentas visam o consumo racional, os usuários não mudam suas decisões por causa de subsídios e exigem processos de serviço mais abrangentes e design de produto mais profissional. A educação on-line e a To B são ambos consumo racional. As empresas que compram produtos de software e hardware devem passar por orçamentos e discussões rígidas. Se a educação on-line não pode realmente melhorar o desempenho dos alunos, nenhuma quantidade de subsídios ajudará. Serviços de consumo racional e crescimento rápido Quase nenhum lado.

Produtos de Internet para serviços racionais ao consumidor, embora a taxa de crescimento dos usuários não seja atraente o suficiente, desde que os usuários ainda tenham necessidades relevantes, as assinaturas e renovações geralmente não são canceladas, então a taxa de crescimento é muito contínua e estável. Com o advento da era da nuvem, mais e mais cenários de aplicativos e campos de serviços racionais ao consumidor, juntamente com um enorme valor para o usuário, se tornaram naturalmente o próximo campo de batalha para as empresas de Internet.

O declínio da Internet para o consumidor impulsivo está atualmente sem brilho em outros aspectos, exceto vídeos curtos, e pode ser muito enfadonho. Recentemente, a mídia começou a estimular alguns conceitos antigos, como KOC (consumidor principal) e tráfego de domínio privado, e mudou um novo termo. Pode se tornar um assunto quente, e o fenômeno da recessão é evidente.

No futuro, todos os produtos de software e hardware serão construídos no ecossistema de serviços em nuvem, e a computação em nuvem se tornou a estratégia central das principais empresas de Internet. Independentemente de ser uma empresa rápida ou uma empresa lenta, o futuro não pode ser separado da computação em nuvem.Este é também o conhecimento de sobrevivência que todos os usuários da Internet devem compreender e dominar no futuro.

A implantação da Amazon em computação em nuvem é muito precoce, mas depende mais de suas próprias vantagens de escala e se concentra no campo da infraestrutura. Como desafiadora, a Microsoft é uma pioneira modelo que merece nosso estudo.

Graças à computação em nuvem, a Microsoft garantiu o primeiro lugar no mundo por valor de mercado.

Algumas pessoas comentam que Nadella é uma CEO mais visionária do que Cook e mais racional do que Musk, e sua sabedoria gerencial pode ser classificada, pelo menos, entre as cinco primeiras do mundo. Em 2013 , 80% da receita da Microsoft ainda dependia do licenciamento do Windows . Depois que Nadella sucedeu a Ballmer em 2014 , em apenas cinco anos, a receita de negócios em nuvem da Microsoft ultrapassou o Windows este ano e substituiu com sucesso o mecanismo de receita. Este homem de 44 anos A empresa está mais uma vez no topo do mundo.

Quase perdeu toda a era móvel, a Microsoft é um pouco semelhante ao Baidu. Depois de assumir o cargo, Nadella não continuou a implantar o terminal móvel, mas gradualmente desistiu do sistema de telefonia móvel e também vendeu a Nokia, Jianzou Pianfeng, começou um “negócio lento” e lançou uma série de medidas de reforma centradas na computação em nuvem.

AWS primeiro layout IaaS (infraestrutura como serviço), em seguida, gradualmente oferece suporte a serviços PaaS ; ao contrário da Microsoft, a inicialização inicial do Azure é PaaS (plataforma como serviço), para construir o programa do produto e implantar rapidamente a nuvem começa a simplificar e gradualmente oferecer suporte a IaaS e, novamente, misturando Com estratégias de nuvem e diversificação, a Microsoft gradualmente se desenvolveu em sua escala atual.

1. Cenários de desenvolvimento. Para empresas e engenheiros, o Azure começou ajudando os clientes a implantar programas de produtos rapidamente, lançando uma plataforma PaaS profissional para ferramentas de desenvolvimento e gerenciamento de banco de dados , para escalonar a competição direta com a AWS e, em seguida, continuar a expandir os serviços de infraestrutura IaaS e servidores em nuvem , Data center, segurança em nuvem, etc., e assumiu a liderança no lançamento de serviços de nuvem híbrida para atrair clientes de grandes empresas que são mais sensíveis à segurança de dados.

No momento, o Amazon AWS ainda é responsável pela maior proporção em termos de IaaS + PaaS , mas desde que a Microsoft adquiriu o GitHub , que é conhecido como o maior site de namoro do mesmo sexo do mundo , ele não só tem o comando da opinião pública com 27 milhões de engenheiros, mas também será mais conveniente se tornar cliente no futuro, e também é Azure. Aumento de cenários de uso para gerenciamento de código-fonte e controle de versão, e a Microsoft está fechando a lacuna com a AWS .

2. Cenários de trabalho. Para gerenciamento corporativo e pessoal de terminal, o Office 365 inclui aplicativos de trabalho familiares , como Word , Excel , PPT, etc. Depois que o Office está turvo, ele pode ser usado para documentos de colaboração de várias pessoas e sincronização de vários sistemas. Atualmente, tem 180 milhões de usuários ativos. 3480 milhões de assinantes pagantes; Dynamics 365 incluindo a gestão diária da empresa necessária para ERP , CRM , gestão financeira e outros serviços SaaS , e implantou um mês vivendo 1 milhão de usuários do LinkedIn , para que as empresas de vários cenários de fluxo de trabalho exaustivo.

Tanto o Office 365 quanto o Dynamics 365 eram aplicativos no ecossistema fechado do Windows nos primeiros dias . Depois que a Microsoft lançou sua estratégia de nuvem, esses produtos foram lançados simultaneamente em IOS , Android e outros sistemas, expandindo exponencialmente a capacidade do mercado, e o modelo de pedido de nuvem sob demanda também é mais Flexibilidade de consumo, cobrança não é mais uma autorização única, mas uma assinatura seletiva, e um grande número de assinantes individuais se tornou a maior vantagem competitiva do Microsoft Cloud.

3. Cenas de jogos. Para os indivíduos, o Xbox era originalmente apenas um console de jogo de TV doméstico. Com o lançamento do Xbox Live e do GamePass , os usuários podem não apenas jogar online e verificar as classificações dos jogadores, mas também na nuvem também podem ser usados na TV , PC , IOS , Android e outros dispositivos A colaboração de armazenamento de arquivos do jogo, juntamente com a assinatura de associação em estilo de pacote, expandiu muito a capacidade do mercado.

A Microsoft ainda está reabastecendo os recursos de jogos do Xbox e adquiriu o Minecraft , que tem mais de 91 milhões de usuários . O último relatório financeiro mostra que as vendas de hardware do Xbox estão diminuindo, mas os usuários do Xbox Live estão aumentando, com usuários ativos mensais chegando a 65 milhões , O número de assinaturas de membros e a receita estão aumentando constantemente.

A Microsoft ocupa uma posição de liderança em computação em nuvem em muitos campos e ainda está no estágio inicial de desenvolvimento, e seu potencial de crescimento futuro é maior. Em termos de layout geral, a Microsoft ultrapassou a Amazon e se tornou um farol líder na computação em nuvem global. Foi reconhecido por investidores institucionais, combinado com o ecossistema de computação em nuvem do Windows, notebook tablet 2 combinado 1 do Surface , bem como óculos pretos e HoloLens e outros dispositivos de hardware e, finalmente, detém um novo império de tecnologia.

Para computação em nuvem, rede social e Tencent voltado para jogos, To B está listado como sua estratégia principal.

Com a liderança da Microsoft, a computação em nuvem também se tornou a estratégia central dos gigantes domésticos da Internet. Para traçar a ecologia do serviço de nuvem de futuros produtos de software e hardware, os dois gigantes Alibaba e Tencent agora estão quase todos na computação em nuvem e se esforçam para o desenvolvimento doméstico.者 mercado.

A infraestrutura IaaS é uma competição em nível gigante. O Alibaba Cloud está muito à frente; o PaaS (plataforma como serviço) combinado com novas tecnologias também está se desenvolvendo rapidamente, especialmente com o nascimento das plataformas Dingding. O PaaS tem mais imaginação no futuro. Ali também é o líder; SaaS (software como serviço), embora continue a ser otimista, mas para aumentar a popularidade do orçamento de SaaS de gerentes de PME , mas também tem um certo grau de dificuldade, esta situação está sendo melhorada; bênção AI de Faas (função como serviço), pertence atualmente Concentre-se no estágio de surto.


Tencent: Jogos + WeChat + QQ .


A Tencent não tem rivais na indústria de jogos, e o mesmo vale para a Tencent Cloud. A indústria doméstica de jogos tem estado lenta nos últimos dois anos, e grandes empresas foram para o exterior. Portanto, a Tencent Cloud foi para o exterior com ela. O efeito parece ser bom; a ecologia de minijogos e programas está em contato com os desenvolvedores A melhor operadora, graças à proximidade do WeChat e QQ, a Tencent tem se desenvolvido muito rapidamente no mercado de computação em nuvem.

Com o declínio gradual do consumo impulsivo da Internet, a Tencent não está mais tão calma como antes.A própria estratégia To B declara atacar áreas desfavorecidas. Se nada acontecer, a Tencent definitivamente ganhará um lugar na computação em nuvem aproveitando suas vantagens existentes, como pequenos programas. Existem poucos concorrentes fora do Alibaba. Além disso, no campo da Internet para o consumidor sã baseada em computação em nuvem, a Tencent também tem usuários. Vantagens, especialmente em áreas afins, como mídia e educação.


Ali: Aliyun + Dingding + Alipay.


A missão popular do Alibaba representou muitas vantagens.
Além da implantação inicial da computação em nuvem, a primeira escolha para os servidores em nuvem da maioria das empresas é o Alibaba Cloud. A receita do Alibaba Cloud é equivalente à soma de 2-9, mesmo sem genes.
Determinismo, Alibaba Cloud não vai colocar a Tencent Cloud em seus olhos.

O DingTalk tem 7 milhões de usuários, a maioria dos quais são pequenas e médias empresas, o que é comparável ao Microsoft Dynamics 365. O DingTalk cobre todo o processo de serviços corporativos de escritório móvel. Os usuários ativos ultrapassaram o número total de 2-10 e 2/3 do mercado de computação em nuvem inicial . Ali já está na bolsa.

O miniaplicativo Alipay está mais próximo do dinheiro e do crédito. Embora não possa ser comparado ao ecossistema WeChat, o Alipay tem grandes vantagens nas áreas de finanças, serviços de vida e assuntos governamentais. Além disso, Ali sempre esteve em IOT e IA nos últimos anos . O domínio do Alibaba Cloud deve continuar por um longo tempo.

Lao Lin fez empreendedorismo SaaS e FaaS nas duas áreas de casa e viagens em 2015-2017 . Embora finalmente tenha desistido por causa da falta de espinha dorsal técnica da equipe, ele ainda recebeu muitas consultas de clientes importantes. O grau do oceano azul é evidente.


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